top of page
OURO PRETO 3.jpg

OURO PRETO

Sempre em busca de inspiração

TURISMO 

Aproveite os dias em Ouro Preto (MG) para visitar diversas igrejas, museus, construções coloniais e cenários incríveis em meio à Serra do Espinhaço. Conhecer Ouro Preto é abrir os olhos para o Brasil.

DIA  1
Praça Tiradentes, Centro Histórico de Ouro Preto.
A Praça Tiradentes marca o centro de Ouro Preto e sedia alguns dos mais importantes edifícios históricos da cidade. É um ótimo lugar para começar a viagem por Ouro Preto. A praça recebeu o atual nome em homenagem ao inconfidente Tiradentes, que teve a sua cabeça exposta no local quando Ouro Preto ainda se chamava Vila Rica.


 

 Visita igrejas  e museus de Ouro Preto
Ouro Preto reserva aos turistas quase vinte igrejas, sendo que algumas delas são verdadeiras obras de arte e exemplares magníficos da arquitetura colonial e arte barroca. Diversas igrejas foram desenhadas (ou tiveram ao menos uma obra executada) por um grande nome da arte barroca, entre eles Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; Manuel da Costa Ataíde, conhecido como Mestre Ataíde; Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho; e Francisco Xavier de Brito.

Visite uma das antigas minas de Ouro Preto
Pouco resta daquele tempo em que o ouro era o grande produto de Ouro Preto. A riqueza foi embora para a Europa, mas ainda é possível visitar algumas das minas de onde eram retiradas toneladas de minérios e pedras preciosas. Durante a visita, os turistas entram nas minas e ouvem detalhes sobre como era a exploração nos locais e sobre o trabalho de pessoas escravizadas nas minas. Os passeios são acompanhados por guias. As minas estão localizadas nos jardins de propriedades particulares e o custo dos passeios é a partir de R$ 40. Vale pela curiosidade e pela história a ser aprendida.

DIA 2 
 

 Feirinha do Largo de Coimbra

O destaque para a compra de artesanatos em Ouro Preto é a Feira do Largo de Coimbra, de frente para a Igreja de São Francisco de Assis. O local, nos tempos da antiga Vila Rica, era o mais agitado de toda a cidade. Hoje, por lá, há dezenas de barracas que vendem objetos esculpidos em pedra sabão, artesanato típico de Ouro Preto. A feira funciona todos os dias e é uma das grandes atrações para quem deseja investir em compras tradicionais em Ouro Preto. (Dia livre) 

OURO PRETO 12.jpg

DIA 3

MARINA 1.jpg

Bem pertinho de Ouro Preto, saída para a cidade de Mariana.
Mariana, assim como Ouro Preto, preserva parte da história colonial brasileira, especialmente ligada ao Ciclo do Ouro em Minas Gerais. A cidade oferece aos visitantes belas igrejas, casarões coloniais, pequenos museus e um ar de antigamente que torna Mariana um destino imperdível. Para completar o passeio de Ouro Preto a Mariana vamos em um delicioso roteiro de trem, com ida também até Congonhas. 

OURO PRETO 11.jpg

MARIANA E CONGONHAS 

Congonhas e veja de perto os Doze Profetas de Aleijadinho

Os Doze Profetas, esculpidos em tamanho real e considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, estão entre as obras-primas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Difícil não ficar impressionado ao ver as esculturas em pedra sabão que adornam o adro do Santuário do Bom Jesus dos Matosinhos, em Congonhas. A obra do Santuário, que data da segunda metade do século XVIII, é composta pela Igreja do Bom Jesus de Congonhas, as 12 esculturas de Aleijadinho e seis capelas que retratam os Passos da Paixão de Cristo.

CONGONHAS 1.jpg

DIA 4
Café da manhã no hotel. Dependendo do horário  terá um tempo livre para aproveitar o último dia de viagem. Em horário oportuno, traslado  para embarque  com destino a cidade de origem.  Fim de nossos serviços. Até a próxima viagem!!!

AMS4

bottom of page